sábado, 1 de outubro de 2011

Suicídio

Nossa, minha última postagem foi em junho/julho. De lá pra cá tanta coisa aconteceu.
Mas neste momento preciso tirar uma dor que me aflige. Segunda feira fará uma semana que o filho de um grande casal amigo nosso se matou. Faz uma semana que tento encontrar resposta para o que aconteceu. Primeiro pela maneira trágica como tudo aconteceu. Segundo porque tenho medo.
O rapaz devia estar com 26 anos, tomou solda cáustica. Entendo que para cada um de nós a vida é de um jeito. Uns levam tudo na gaita, na moita, na flauta,outros no estresse. A carga que carregamos é diferente. E não poderia ser de outra maneira.
Pensei nos meus filhos. O que eu faria se perdesse um filho? Como eu encararia a vida? Como não perder um filho? O erro é dos pais? Faltou diálogo? carinho? amor? disciplina? voz ativa?
Penso nos minutos, nas semanas ou nos meses que o rapaz sofreu antes de tomar tal atitude.
Para uns, ele foi egoísta. se ele teve algum sofrimento antes de cometer o suicídio eu o entendo. A dor é grande, forte, corrói a alma, o pensamento a vida. Provavelmente esta foi a única saída que ele encontrou.
Se de fato foi esta a trajetória eu náo posso concordar . Meu amigo.... tudo dá-se um jeito.
Uma coisa no jornalismo que deprezo e vou mudar isso é o fato da imprensa náo falar sobre o suicídio. É uma tremenda bobagem. Mostramos a guerra do Iraque, mostramos seres humanos morrendo, levando tiros em frente as câmeras, mostramos crianças se drogando ou empunhando armas, capas de revistas mostram crianças esqueléticas morrendo de fome, a polícia subindo o morro e não podemos falar do assunto? É claro que não vamos ficar divulgando cada suicídio, mas sim o que fazer para ajudar.
Temos que mudar isso. É um problema de saúde pública.
Em Madri morei com uma suíça que contou que no país dela o índice era alto porque o país quase não tinha sol.
fique em paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário