sábado, 2 de abril de 2011

Minha alma,

Li um texto antigo de Danuza Leão que me chamou atenção. O texto falava sobre a personalidade dela. Que cada dia acorda de um jeito. Fiquei feliz, pois pensava que só eu me sentia assim. Pouco pretenciosa! Em 2009 estive na Europa. Em Madrid e Paris. Tinha certeza que após a viagem minha alma acalmaria. Estava enganada. Toda vez que vejo minhas fotos da viagem tenho mais vontade de voltar e de ficar. Meu psiquiatra diz que sou louca ahahahahahahahaha. Acho que ele esqueceu a especialidade dele. Brincadeira.  Ele quis dizer que se eu me mudasse para Paris, ou qualquer lugar fora do Brasil seria como viver no Brasil... com as mesmas dificuldades e problemas. Será? Sim ele tem razão... mas eu precisaria confirmar .
Em Madrid fiquei em um bairro de latinos, chineses e eu. Madrid é maravilhosa. Quando pisei na Plaza mayor não parava de chorar de felicidade. A cidade é mto segura. O metro é bem parecido com o de Sào Paulo, um tumulto só. Cães fazem a segurança. As ruas são monitoradas com câmeras. Um dia fui a uma boate com a turma da escola. Fomos embora por volta das duas da manha. Como no Brasil, sugeri aos amigos para comermos um lanche na rua. Quem disse que achamos. Fui dormir com fome. Os espanhois foram educados, comunicativos. No almoço comia em uma universidade 6 euros com sobremesa. Os caes são feios e sujos. Não vi um Pet shop. Os carros são batidos. Os espanhois não se importam com riqueza. Falta espaço para estacionar os veiculos nas ruas. Como andava muito a pé, via motoristas batendo em outros carros para tentar entrar na vaga ou sair. Muito engraçado. O normal lá é o transporte público. Quando falei que no Brasil temos dois carros. A professora quase me matou. Em Paris é diferente. Do alto da torre Eifell a cidade parece uma favela. Adoraria morar nesta favela. Comia em uma lanchonete árabe, era barato. Um  dia fui a um restaurante chicozinho e comi uma massa maravihosa. Estava com tanta vergonha que não tive coragem de ir ao ''toalete'' para ver o meu cabelo. Meu deus o cabelo estava a coisa mais feia do mundo. Paris não é uma cidade para gastar. É cara. Tudo é caro. O metro é igual ao filme ''um lobisomen em Paris'' ou em londres? Me dava medo!! Polícia vc não ve. Quando vi a torre, meu coração disparou. As mulheres em Paris tem filhos. Em Madrid não. Em Madrid as mulheres são arrumadas e maquiadas. Não vi uma única mulher sem lápis e baton. Em Paris, com o frio que fazia, pais iam até os parques brincar com os filhos. Em Madrid os açougues são nojentos. As carnes são feias. Em Paris as frutas são caras e os sucos enlatados. Paris me encantou. A galeria lafayete é um luxo só. Dior, YSL, DC, entre outras marcas ficam lado a lado - para todos terem acesso.   
Em Paris não há preconceito. Negros, latinos, árabes são bem vindos . Não vi negros nas ruas de Madrid. Os espanhois são preconceituosos. Deixam bem claro.
Como não posso morar em Paris, fui morar na terra do boi gordo. O mais engraçado é que de fato minha alma é do mundo. Foi dificil dar o primeiro passo mas se tiver que mudar.... mudo... A vida tem que ser experimentada, a vida tem que ter sabor de aventura, de emoção. Adoro descobrir as coisas novas nesta minha nova cidade. É como se estivesse em Paris.
No final das contas o dr. psiquiatra tinha razão.

Um comentário: