sábado, 26 de fevereiro de 2011

Pais também estressam

Minha mãe faz 58 anos e tem 5 filhos. O mais velho com 37, sou eu,o mais novo 20. Fico pensando qual foi o tipo de estresse que ela enfrentou para educar tanta gente.
Eu com dois já estou de língua de fora.

Tenho meus momentos e confesso que as vezes fico de saco cheio dos meus filhos. São crianças educadas, comportadas, inteligentes. Mas o batente é de segunda a segunda sem folga.

No início de fevereiro fui a reunião do mais velho. Estava pontualmente às 19h na escola. Como qualquer colégio católico, oramos, assisti a um vídeo  enorme sobre meio ambiente enfim..... foi até legal.

A reunião começou, ouvi com atenção e fiz uma pergunta sobre tarefa. Bendita hora!!!! levei um sermão da irmã e da coordenadora. Ambas disseram que nós pais devemos estar mais atentos aos anseios e desejos de nossos filhos. Quase que eu gritei. MAIS????

Minha pergunta foi uma cobrança. Com a mudança de cidade as crianças mudaram de colégio também. No terceiro bimestre de 2010, Pedro foi um excelente aluno. Nós o acompanhamos nas tarefas e estudo. No quarto bimestre, confesso que dei uma relaxada. Pensei que ele tinha entendido a importância que é o estudo e que ele está estudando em um colégio forte. Descobri que além de não fazer algumas tarefas, ficou de recuperação de  português. Putz. Recuperação????
Cobrei da escola. Disse que em nenhum momento tinha recebido bilhetinhos que ele não fazia tarefa. Pra que!!!

Os educadoras nos orientaram a estar presente, sentar e fazer os deveres junto, ler com eles, participar da vida deles, questioná-los. Claro, concordo com tudo isso e faço isso todos os dias.
questionados também sobre o exesso de peso que os alunos carregam nas mochilas, os educadores nos orientaram a retirar o material que não será usado no dia pelos alunos.

Nossa!! isso para mim foi o óoooooooo

Meu deus. Que horas eu tomo banho e como?

De segunda a sexta nossa rotina é assim: Acordamos 5h45. Tomamos banho, café e os levo a escola. Tem manhà que a pequena vai com o cabelo parecendo da Gal Costa. Tem dia que a troco em frente a escola. Tem dia que ela entra com bafo de onça... Tem dia que ela vai de tênis sem meia, tem dia que esquecemos a agenda, tem dia que o dia dá certo e tem dia que nada dá certo.

13h15 almoçamos juntos e volto ao trabalho. chego por entre 18h e 19h vejo o que o Pedro fez, se leu o livro, estudou e se esta jogando o video game somente após as  16h. Brinco com a pequena. Preparamos o jantar, assistimos a um programa juntos e 21h00 estamos todos na cama. Ah esqueci de dizer que tem o futebol da escola e agora o inglês.

Vou ao mercado umas 3 vezes na semana para nunca faltar iogurte, bolacha, etc.
Corre dali, corre para cá. O telefone não pára de tocar. E tenho que dar mais atenção a eles. Quem falou isso? Quem disse que tudo que educadores falam e psicologos estáo certos? Eles não sabem de nada!! hoje é uma paulera só. Vou dizer mais... fazemos tanto por eles, que se alguma coisa der errado eles pulam na nossa jugular. Nos cobram pq chegamos atrasadas, porque está faltando água em casa, por que vc ainda não comprou o meu livro? O meu esquadro que vc comprou é porcaria.... eu quero isso, quero aquilo, quero quero.
Eu quero paz. Quero traquilidade. Vou dizer uma coisa a vcs filhos que tanto amo. Estou dando o meu melhor. estou me esforçando. Mas confesso que não perfeita e nem quero. Quero dizer que estou sempre ao lado de vcs. mas não quero filhos mimados e preguiçosos.
Quero dizer que daqui a 15 anos o mundo para vcs estará difícil, complicado e concorrido, portanto, párem de reclamar e façam mais.
Nos ajudem.

Quero dizer que os pais tb cansam dos filhos. Os pais precisam namorar, sair, beber..... a vida é rápida. Hoje vou sair com o seu pai sem vcs. Que delícia. Vc está no seu avô e Iaia vai ficar com a Tana. Tô amando. Fazia tempo que isso não acontecia.

PAIS TAMBÉM TEM VIDA!!! SABIAM?

FUI..


Chega uma hora que preciso ficar sem eles.

No final de semana viajamos 170 km para que o Pedro jogue Futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário